term

Nota de Esclarecimento


Diante da emergência pública ocasionada pela COVID 19 e o aumento significativo de disseminação de notícias falsas envolvendo a pandemia no Brasil e no mundo o Departamento de Atenção à Saúde do Servidor da UFJ vem esclarecer para comunidade universitária que:


É falsa a notícia de que o uso de termômetros infravermelhos para aferição da temperatura, direcionados para região frontal (testa) pode fazer mal ao ser humano e que essa técnica traria danos à glândula pineal, localizada na parte central do cérebro e que teria, inclusive, potencial cancerígeno.


A Anvisa, com base na avaliação de referências bibliográficas e recomendações sobre esses produtos, concluiu que a medição de temperatura por termômetro infravermelho direcionado à testa é inofensiva ao ser humano. O órgão informa, ainda, que esses produtos não emitem radiação, somente captam o calor emitido pelo corpo humano na forma de radiação infravermelha. 

Fonte: ANVISA 2020. Disponível em: http://portal.anvisa.gov.br/noticias/-/asset_publisher/FXrpx9qY7FbU/content/informacoes-tecnicas-sobre-