Orientações para servidores com suspeita ou confirmação da COVID-19

Por Débora Mara Mise à Jour 01/10/21 10:30

Prezados (as) servidores (as),

 

A Pró-Reitora de Gestão de Pessoas, vem por meio deste orientar os servidores que apresentarem sintomas gripais ou testarem positivo para a COVID – 19, sobre os procedimentos operacionais de notificação à Universidade sobre a situação, nos termos da Portaria nº 1200, de 17 de abril de 2020.

O (a) servidor (a) que apresentar os sintomas gripais deverá procurar atendimento médico ou orientação por canais oficiais, inclusive telefone, disponibilizados pelos Ministérios da Saúde ou pelos demais entes federados (Art. 7º-A IN 27 de 25/03/2020).

Posteriormente, em caso de indicação de afastamento das atividades laborais, o servidor deverá preencher o Formulário de Autodeclaração de Sintomas Gripais, disponível no SEI no processo específico "Pessoal: Medidas de restrição decorrentes do combate à COVID-19”. Assim, nos casos em que o servidor estiver executando suas atividades em modo Semipresencial ou Presencial essa deverá ser alterada para trabalho remoto (TR), em que passará a executar suas atividades remotamente enquanto durar essa condição (Art. 4; alínea C; da Portaria 1200 , de 17 de abril de 2020).

Nos casos em que o servidor testar positivo para a COVID -19 deverá preencher o Formulário de Autodeclaração de Sintomas Gripais, disponível no SEI no processo específico "Pessoal: Medidas de restrição decorrentes do combate à COVID-19". Assim, devendo registrar na sua ficha de frequência o correspondente ao regime de trabalho: “trabalho remoto" ou “afastamento COVID-19” (no caso do servidor que não tem como realizar trabalho remoto) (art. 9 Portaria 1200, de 17 de abril de 2020).

Os Formulários de Autodeclaração de Sintomas Gripais preenchidos via SEI deverão ser encaminhados para os endereços eletrônicos: propessoas@ufj.edu.br e siass@ufj.edu.br . O sigilo das informações contidas nos formulários é assegurado pelo SIASS/DSDP/PROPESSOAS.

O SIASS orientará sobre o acolhimento psicológico emergencial (online) que vem sendo realizado pelo Projeto coordenado pela Profa. Raquel Maracaípe de Carvalho e sobre as recomendações para o cumprimento do isolamento e demais medidas necessárias, conforme o Protocolo número 5 do Comitê Covid-19 da UFJ.